>>DCG Lectures: URBANO: Dos Modelos do Séc. XIX à Abordagem Computacional Complexa – Daniel Lenz

post date: April 24, 2018
author:
cat: events, home, news

O desenvolvimento das teorias da informação ao longo do século XX é marco de início de uma mudança de paradigma da nossa forma de ver o mundo. Isso implica em reformulação dos modelos explicativos. Envolvido por esse pensamento, fazemos um breve levantamento da evolução dos modelos sobre o urbano, que também tem absorvido vários princípios do paradigma da informação.

Compreender a cidade e formalizá-la como informação e suas inter-relações tem trazido à tona a percepção de redes e suas complexidades, ajudando a formar uma visão pelo menos um pouco mais completa.

The lecture took place on April 06 at 9h30, in room 5.0.10 (Pav. 5, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa).

Daniel Lenz Costa Lima é aluno de doutorado no PROURB/UFRJ e pesquisador no LAMO, com estudos sobre o urbano a partir da teoria da complexidade. Mestrado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP, sobre Arquitetura Performativa. Desenvolve pesquisa na área de Teoria da informação aplicada para arquitetura, nos temas: materialização digital, algoritmo de arquitetura, teoria geral dos sistemas (TGS), tendo ênfase no estudo de emergência de complexidade. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo UFC (Universidade Federal do Ceará) em 2011. Graduado no Curso Superior de Tecnologia Em Mecatrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (2005).